04/03/2008

LOOKING FOR ALIENS


Quem viu o filme "O Contacto" (1997, baseado no best-seller de Carl Sagan) conhece certamente a sigla SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence), um ramo da ciência que se dedica à procura de vida inteligente fora do planeta Terra. Uma das formas em que é feita esta procura é através de radiotelescópios localizados em vários pontos do globo que captam os sinais provenientes do espaço (de corpos celestes, como estrelas, ou de emissores de sinal como os satélites, estações de TV, etc). Inicialmente esta imensa quantidade de informação era processada por super-computadores localizados em cada radiotelescópio, tentando detectar algum sinal anormal.
Em 1995, o cientista David Gedye concebeu uma forma de utilizar os vulgares computadores de casa, ligados à Internet, no processamento do sinal. Em Maio de 1999 esta ideia passou à prática - denominada http://setiathome.berkeley.edu/ - em que qualquer pessoa podia descarregar e instalar o software como um simples screensaver. Eram distribuídos pequenos pacotes de sinais, de forma automática, e o computador de casa analisava e mostrava de forma gráfica a evolução do processo. No fim, a análise era enviada para um computador central que se encarregava de juntar toda a informação.
Hoje, esta forma de uso do poder de processamento dos computadores ligados on-line já é utilizada em outras áreas, ver em BOINC.


LO