08/10/2009

Carta aberta aos responsáveis do Pingo Doce

Exmos. Senhores,

Como vosso fiel consumidor e um dos detentores da marca (compreendem que a marca é nossa e não vossa certo?), não posso deixar de emitir a minha opinião sobre a mais recente campanha que lançaram.

Para o fazer tenho antes que enquadrar a situação.

Confesso que o meu descontentamento é da vossa inteira responsabilidade – vocês, Pingo Doce, mimaram-nos demais ao longo dos tempos. Senão vejamos:

Quando os outros hipermercados nos encharcavam com anúncios chatos e que já ninguém se lembra, vocês davam-nos aquelas receitas maravilhosas que faziam crescer água na boca a toda a gente. Anúncios bem filmados e com aquela voz off que nos hipnotizava em frente à TV. Até eu, que nunca fiz mais do que um simples arroz de salsichas, tentava decorar aquelas iguarias.
O Pingo Doce não nos vendia nada, conversava connosco (e é isso que os amigos fazem não é?).

Depois saia de casa, a pé, e aqui ao lado encontrava um Pingo Doce, nem muito pequeno nem muito grande, maneirinho, arrumadinho, gente simpática.

Quando aparece a crise (julgo que foi numa 2ºf) nós, os pingo docenses, compreendemos - afinal os amigos servem para quê? - que era inevitável adoptar uma estratégia que demonstrasse que apesar da qualidade Pingo Doce o factor preço era uma preocupação real da marca: “O Pingo Doce é uma marca melhor que as outras e, pelo menos, tão barata como as outras” era o mote.

O slogan “sabem bem pagar tão pouco” passa então a fazer parte de um logótipo renovado.

Em termos de estratégia de produto o Pingo Doce passa a ter cada vez mais produtos de marca própria, alavancados no excelente valor da mesma, e os consumidores aceitam e até agradecem.

A relação forte que une os consumidores e a marca, neste caso, baseia-se na confiança e, caso raro em marketing, na forma como o Pingo Doce trata os seus clientes como se eles fossem pessoas inteligentes.

Ora agora, o meu Pingo Doce (será a crise dos 40?) decide lançar uma campanha popularucha, daquelas assim com imagens giras e uma música com um refrão giro e as pessoas a rirem-se e a fazerem um gesto giro para os consumidores passarem por lá. Giro.

O início do anúncio podia ser do Modelo, o amor a Portugal e aos seus símbolos (ainda me vêem as lágrimas aos olhos quando relembro a imagem do velhinho com a bandeira portuguesa por trás), e o resto do anúncio podia ser, bem podia ser de um qualquer concorrente ou de qualquer outra coisa gira sei lá.

Estava boquiaberto, mas depois de ler o responsável da agência brasileira “Duda Portugal” que fez a campanha a dizer “Tendo em conta os estudos de mercado elaborados, esta campanha irá atingir 70% dos consumidores que fazem compras no retalho” percebi: O homem não fazia puto de ideia daquilo que tinha em mãos.

Fez um anúncio, giro, de um retalho para chegar a 70% dos consumidores.

Senhores do Pingo Doce e senhores da Duda, para concluir: Parem de maltratar a nossa marca ok? É que directores de comunicação e directores de agências vão e vêm mas nós vamos ter que fazer compras o resto da vida e eu ainda gosto muito de passar por aí.

Obrigado.

Tiago Rainho Castro
Um Pingo Docense


96 comentários:

CG disse...

Ontem já tinha visionado e ouvido a nova publicidade. Ía hoje no carro, ouço de novo...

Vou ao Pingo Doce e ouvi de novo... e de novo.... e de novo... porque passa irritantemente de 5 em 5 ou 10 em 10 minutos, n sei. Só sei que até as funcionárias estavam mal dispostas com aquilo. O anterior "jingle" era suave, passava despercebido, ou ouviamos realmente e soava bem...

Desde quando uma voz num tom esforçado e agudo, cativa as pessoas? Penso que quando se referem a "atingir" uma determinada quantidade de consumidores, referem-se a atingir o sistema nervoso...

E isto não é um comentário isolado... há mais gente que hoje saiu em estado de choque do pingo doce...

mimeu disse...

Se isto fosse um manifesto..eu assinaria. Nós não somos explosivos não precisamos de uma mensagem hiper directa, somos realmente inteligentes e isto sim é um atendadinho à nossa inteligencia.

Angelo disse...

Excelente post.
Concordo e convido por isso todos os "facebookers" interessados a passarem pelo grupo "Gente que não grama o anúncio do Pingo Doce do Duda". Fica o link é: http://www.facebook.com/home.php#/group.php?gid=298470210703

(e por lá vou também incluir um link para este post)

Cátia Domingues disse...

Momentos memoráveis: a bandeira de Portugal ao contrário, o senhor que parece o pai do Indiana Jones que cala todos aqueles que algum dia pensaram que um chapéu de palha à Cowboy nunca ia bem com uns oculos do Wally ( que se repararem é o mesmo senhor do final do anúncio mas de barba feita); a música com os seus agudos fulminantes que dispara a venda de ENO a 200%.
Acredito que Se os anuncios da Bimbo e do Modelo e Continente acasalassem este era o espermatozóide que ganhava. Sendo a unica parte suportável do anúncio os 3 segundos em que aquela hipnotizante voz off diz "Pingo Doce, sabe bem pagar tão pouco".

Vamos todos rezar que a campanha deixe de ir para o ar. Oremos.

equipa Look disse...

Estou tão contente, pensei que era eu que estava a ficar um picuínhas e afinal há tantos pingo docenses por aí...

Não sei se eles vão retirá-lo do ar, mas estou curioso para ver o que é que este buzz pode criar.

Vejam este caso no Brasil em que a Nestlé volta atrás com a decisão de retirar um produto do mercado após reacção enérgica dos consumidores http://tiny.cc/RtuL5

Cátia: não consegui identificar o senhor da barba mas sem barba...

Anónimo disse...

Duda embora la deixar de f**** os consumidores de janeiro a janeiro ...!

seria uma contribuicao muito positiva para a melhoria e bem estar de todos os clientes do PD !!

afinal ate' sao eles que pagam os fees dessa agenciazita ...

Anónimo disse...

O anuncio está optimo e segue o modelo AIDA, e a verdade é que toda a gente está a comentá-lo! Quanto a criativade do DUDA acho optima, e tem muito para ensinar ao mercado portugês! Os brasileiros são os melhores do mundo na área do marketing e publicidade e não podemos esquecer que eles são 12 vezes maiores que o nosso pequeno país! Experiência têm eles, e além do mais quem trouxe para portugal os hipermercados foram os brasileiros, por isso de comunicação para este tipo de mercado percebem eles! A Publicidade é agressiva, porque o objectivo é recordar a marcar! a verdade é que este comercial apela à compra

Anónimo disse...

Por favor,

é feio, irritante, quase inexplicavelmente triste, com uma fórmula que, de tão óbvia, se torna pobre e que já nem as mais recentes telenovelas brasileiras exploram (aqui estamos, bem vindos ao nosso/seu paraíso...)

Lembram-se de quando o Azeite Gallo passou dos lugares de produção de azeite, das melodias associadas a esses mesmos síitios e de imagens diáfanas para o "Senhor dos Azeites"...

... o Pingo Doce vai pelo mesmo caminho...

Cátia Domingues disse...

Equipa look: O senhor que está no mesmo plano da Bandeira penso que seja o mesmo senhor de estilo Pai Natal do final do anúncio. Mas se calhar é impressão e é mesmo o arranjar de pretextos para implicar com o anúncio que um dos senhores anónimos (o penúltimo salvo erro, o que escreveu "portugês" e "comercial") tanto aprecia. Eu admito que a minha sensibilidade não chega a tanto e que se realmente isto é publicidade de qualidade eu estou no curso errado ou então no país errado porque no Brasil é que se aprendem coisas giras. Transcrevendo por fim uma frase que achei até insultuosa se fosse Luxemburguesa: "Os brasileiros são os melhores do mundo na área do marketing e publicidade e não podemos esquecer que eles são 12 vezes maiores que o nosso pequeno país".

Anónimo disse...

To
comunicacao@jeronimo-martins.pt

Boa noite,
O meu nome é Pedro e sou cliente do Pindo-Doce há muitos anos.
Hoje na tv vi o novo anúncio do Pingo-Doce e fiquei triste com o que vi. Foi tal a minha indignação... a música (nada contra o fado); o senhor com a bandeira; os funcionários a chamarem o cliente; entre outras coisas! que afronta à inteligência humana! Pergunto-me, porquê? para quê este escusado anúncio? Patriotismo tudo bem, agora não nos tomem por estúpidos. É lamentável, especialmente vindo de uma marca muito acarinhada pelos portugueses.

Cumprimentos
antigo cliente Pedro

Vitor Almeida disse...

"Experiência têm eles, e além do mais quem trouxe para Portugal os hipermercados foram os brasileiros, por isso de comunicação para este tipo de mercado percebem eles!"
...

Ora...falta ai um ingrediente.
Conhecer o publico?

No Brasil isto até podia ser um sucesso.

Cá não, os portugueses não são tão entusiasmados, uma abordagem sincera ou até mesmo um caminho vocacionado para a comédia é o ideal.

E depois, é tudo tão falso, tanto as expressões faciais como a própria composição dos elementos na imagem.

História da marca? Terá sido bem estudada? E a análise da concorrência?

Perdeu-se o factor que fazia a diferença.

VA

equipa Look disse...

pssst, Cátia, eu desconfio que o sr. anónimo não seja portuges...

será o Duda Imself?!!

tc

Anónimo disse...

A questão é: vamos castigar os Senhores Pingo doce? Por mim sim, acho que devemos tomar uma atitude, uma posição e não fazer compras no pingo doce. Lamento mas eu vou tomar esta atitude.
Acho miserável pensarem que nós comsumidores somos uns bandalhos ignorantes!!

NÃO COMPREM PINGO DOCE!!! VAMOS FAZER O NOSSO LUTO

FILIPA

Anónimo disse...

O anuncio está optimo e segue o modelo AIDA,(O MODELA AIDA ESTÁ DESACTUALIZADO)

e a verdade é que toda a gente está a comentá-lo! PELA NEGATIVA

Quanto a criativade do DUDA acho optima, e tem muito para ensinar ao mercado portugês! QUAL CRIATIVIDADE?????


Os brasileiros são os melhores do mundo na área do marketing e publicidade e não podemos esquecer que eles são 12 vezes maiores que o nosso pequeno país! VAI BRINCAR AO MENSALÃO AMIGO, MKT DE CORRUPÇÃO SIM!!! VERGONHA!!!!


Experiência têm eles, e além do mais quem trouxe para portugal os hipermercados foram os brasileiros,
FORAM OS FRANCESES BURRO/A

por isso de comunicação para este tipo de mercado percebem eles! QUAL MERCADO???? DO NOREDESTE TIETA????


A Publicidade é agressiva É AGRESSIVA DE TÃO MÁ!!!!!!

a verdade é que este comercial apela à compra... NÃO APELA, SÓ A IGNORANTES, EU VOU DEIXAR DE COMPRAR PINGO DOCE, HOJE JÁ O FIZ, E FUI A CONCORRENCIA

Anónimo disse...

Não sei como uma marca pode permitir que em 1 minuto se destrua a comunicação de anos.
Só um criador e assassino de galos podia assassinar esta marca.


Duda Mendonça é preso em rinha de galo no Rio de Janeiro
Duda Mendonça e mais de duzentas pessoas participavam de campeonato de briga de galo, modalidade de jogo de apostas proibida no país. As prisões, em flagrante, foram feitas pela Delegacia de Meio Ambiente da Superintendência da Polícia Federal do Rio de Janeiro.
O publicitário é um dos maiores criadores de galos de briga do país. No meio, ele é conhecido pelo apelido de Sansão.

JA disse...

na primeira vez estranhei ser de quem era, estamos no euro04 outra vez
na segunda vez confirmei ser de quem era, decepcionou
na terceira vez não vi até ao fim, por ser de quem era

quando entrar no pingo doce de novo, não vou saber quem são.

JA
estou contigo VA

Anónimo disse...

obviamente que estamos a falar do seu trabalho e não dele, mas ficam umas achas para a fogueira da maldicência:
http://politicaetica.com/category/duda-mendonca/

http://poncheverde.blogspot.com/2009/07/duda-mendonca-continua-favorecido-no.html

http://pt.wikinews.org/wiki/Publicit%C3%A1rio_Duda_Mendon%C3%A7a_disse_que_dinheiro_ilegal_pagou_a_campanha_de_Lula_%C3%A0_Presid%C3%AAncia_do_Brasil

Unknown disse...

Este filme tem no minimo 20 anos de atraso. Indendentemente da qualidade profissional do "senhor". É o tipico resultado de contratar alguém, para trabalhar para um mercado/consumidores que não conhece ( Parece os anúncios do millennium, feitos e espanha). só falta o burro e a senhora de preto na estação de comboio..

Anónimo disse...

Pede-se ofavor de o Sr Duda e toda a sua agência irem fazer a melhor publicidade do mundo para o seu país 12 vezes maior que o nosso...lá no terceiro Mundo (penso que isto diz tudo), é que aqui na Europa já estamos um passo à frente da publicidade brasileira que nos últimos tempos se tem mostrado parada no tempo e sem novas ideias.

Porque em tempos foram bons têm de fazer mais e melhor para manter o estatuto.

Já agora Sr Duda, caso não saiba foi este pequeno país que descobriu o Brasil, lhe deu nome!

Helena disse...

Tiago, concordo plenamente! Só ontem é que vi o anúncio, achei simplesmente horrível. O gingle, a concepção criativa e os próprios figurinos!
É assim, há campanhas que nos surpreendem pela originalidade e há outras que nos chocam pelo ridículo. A verdade é que toda a gente vai falar do anúncio e o Pindo Doce é que ganha com isso.

Parabéns pelo blog e pelas brilhantes observações.

Anónimo disse...

Eu "era" cliente do Pingo Doce. Agora nem lá vou comprar o pão!

Se os altos dirigentes do PD estão a trabalhar com este DUDA.... eles lá sabem porquê...

Anónimo disse...

Oh Helena! Por mim as vendas não vão subir!

Unknown disse...

Eu acho que pior do que o mau desempenho desse senhor brasileiro (que notoriamente não se deu ao trabalho de estudar a marca), é a administração ou departamento de marketing do PD ter aceite tamanha "treta".

É lamentável sem dúvida...

davidpinho disse...

muito mau...

acho que roubou aos portugueses aquele "supermercado de esquina acolhedor", que até nos sabia bem...

não acredito que as vendas subam ou descam, penso que o anuncio por mais piroso que seja, não nos retira o que sentimos, pela simples "ida à frutinha fresca"..e outras regalias que temos no PD.
está muito mau a nivel visual.
concordo com o post e alguns comentários.
tirem o anuncio do ar!

Maria João Resende disse...

Queremos o SÍTIO DO COSTUME de volta JÁ!!!

Maria João Resende disse...

Queremos o SÍTIO DO COSTUME de volta, JÁ!!!

jn disse...

parece um anúncio do cazaquistão de há dez anos atrás. até sinto vergonha alheia... acho que vou deixar de ir ao pingo doce. é que nem pensar em ouvir esta música enquanto penso no jantar. tira-me logo o apetite. quem é que é capaz de aprovar isto? grande prémio do cano já!!!

Anónimo disse...

Penso que o problema não é do Duda, nem se ele cria galos de luta ou se o chamam Sansão. Aproveitou uma oportunidade para entrar em Portugal, e entrou!
O problema, que está bem espelhado na carta aberta, é a forma ligeira com que se destroi uma marca que tinha um posicionamento claríssimo, uma comunicação que conseguiu evoluir com os tempos e as necessidades. É o voltar a uma comunicação tipo Old Spice quando o consumidor já não é o que era. E a culpa não é do Duda ou dos seus criativos. É do "cliente" que aprovou a campanha e que subestima brutalmente os seus consumidores!
Mas voltando ao princípio, o que é verdadeiramente aterrador e de uma pequenez assustadora é a necessidade das nossas marcas recorrerem continuamente a agências estrangeiras só porque acham que lá fora é que se faz bem. Isso sim, é vergonhoso,repugnante. E muito, muito pequeno. Os resultados estão à vista.

Anónimo disse...

Definitivamente eles têm de mudar aquela campanha e aquele jingle irritante que como se não bastasse na tv e na rádio ainda passa nos corredores da fruta e dos congelados, porque preciso de abastecer o frigorifico de coisas como crepes e yogurts, se não começo a ir as compras de headphones pronto!

cd

vera disse...

Como é possivel tamanha queda repentina? As campanhas do Pingo Doce sempre marcaram diferença. Desde as receitas deliciosas, as vozes suaves, o aspecto e o cuidado com o produto... O que aconteceu? Ficou igual aos outros? O Pingo Doce é onde faço compras todos os dias, pois não só aprecio a qualidade dos produtos como o aspecto dos mesmos. Os olhos compram. Definitivamente a nova publicidade não me vende o Pingo Doce, só me faz pensar nas alternativas e não no que tem de bom. E a música? Aquilo é suposto entrar na cabeça? Tenho a certeza que é o que mais depressa faz mudar de canal. Por favor não destruam a imagem que faz realmente a diferença.

Carlos disse...

A Apple é que agradece… já estou a ver a malta toda a fazer compras no Pingo Doce de iPod no máximo!

Anónimo disse...

Caríssimos,
Nunca pensei vir a escrever isto: ainda bem que estou a 8.140 quilómetros e 500 metros (mais coisa menos coisa) do Pingo Doce mais próximo...
Para mim, o Pingo Doce foi sinónimo de "minha casa". Durante anos, fui um fiel consumidor, ao ponto de conhecer e falar a toda a equipa do "meu Pingo Doce". Depois, bem mais tarde, tive o privilégio de dirigir a produtora dos filmes Pingo Doce nos últimos 10 anos. E de conhecer a pequena agência que, pelo menos nos últimos 5, os criou. Uma pequena agência que, acima de tudo, conhecia muito bem o mercado do seu Cliente, os seus consumidores e a verdadeira "cultura" da Marca Pingo Doce.
O que vejo hoje, a mais de 8.000 quilómetros de distância, é de cortar o coração a qualquer "pingodocense". E a muitos Portugueses. Vejo o meu país relegado a "paraíso de acolhimento" de gente duvidosa. Gente que vem de um mercado 12 vezes maior mas que, pelos vistos, não foi capaz de competir com os excelentes profissionais de lá. Basta ler um pouco...
Infelizmente, vejo também que um departamento de marketing cheio de gente com muito valor, deixou de repente de "contar os tostões" para cada filme, e já permite vôos de helicóptero, 150 figurantes, jingle original (que além de horroroso)foi necessariamente caro, etc. E vejo também quão fácil é para qualquer chico-esperto aproveitar-se do típico provincianismo português que leva uma empresa a pagar rios de dinheiro a alguém "que vem do estrangeiro" - para fazer um trabalho bem pior. É triste. Digo tudo isto, sem hoje estar no mercado, nem ter qualquer interesse pessoal em nenhuma das empresas envolvidas agora, ou antes deste "aborto".
É triste porque, para quem trabalha marcas, dói sempre ver uma a ser morta.
Mas resta-me uma enorme consolação: Vão ser os consumidores a julgar. Vão ser os consumidores a decidir se querem este Pingo Doce. E provavelmente, daqui a um ano, vamos ver os "novos" Pingo Doce cheios de Clientes. Mas não vão ser os mesmos; nem gastar o mesmo. Tal como não vão ser os mesmos decisores no marketing e, quiçá, nem sequer a mesma "agência". Mas não tenham pena: restam sempre as lutas de galos...
LMF

Anónimo disse...

Queremos o SÍTIO DO COSTUME de volta, JÁ!!!

Anónimo disse...

Eu só tenho uma coisa a dizer. Não posso mais ouvir a música. Dá-me enxaquecas. Por favor cancelem o anúncio.

Anónimo disse...

Cátia, a bandeira não está ao contrário. Dizer mal por dizer, mais vale estar caladinha para não falar asneira. Torna-se evidente que a bandeira está correctamente hasteada. :)

Catarina disse...

O anúncio é tão irritante que já mudo de canal sempre que passa na radio ou na TV. Agora, sabendo que também passa no Pingo Doce, vou tentar desviar caminho e ver se encontro outro supermercado perto de casa que não me grite aos ouvidos!

Anónimo disse...

Quando a única defesa acaba por ser que "a bandeira está correctamente hasteada", não será preciso dizer mais nada, certo?
Mas é cómico 'detetar' os deslizes... "para não 'falar' asneira?" mmm...
Oi, 'Dudano'...

Anónimo disse...

Não me lembro da ultima vez que um anúncio de supermercados deu tanto que falar...mal!
Não percebo nada de publicidade mas na minha terra diz-se que "tanto zum-zum-zum é mau agoiro".

Se o novo anúncio do Pingo Doce é bom ou mau, sinceramente acho que os Portugueses estão-se nas tintas para esses preciosismos. Percebam que todos nós mudamos de canal no intervalo dos programas, à excepção de um ou outro com mais piada (como o ultimo da TMN das caras misturadas...muito engraçado!)

Mas agora que penso no assunto, é verdade que quando passavam as receitas do Pingo Doce eu ficava a ver e só me apetecia ir a correr comprar a carne de novilho tenrinha para o jantar.
Bom...isto se calhar quer dizer alguma coisa porque este anúncio novo é realmente mais um dos que me faz mudar de canal. É uma seca e a voz da senhora fere-me os tímpanos.

Acredito que os senhores do Pingo Doce são gestores inteligentes atentos às observações negativas que estão a ser feitas, e só esperam um pequeno indício de maus resultados nas vendas para tomarem uma atitude.

Vou continuar a ir ao Pingo Doce porque tenho um perto de casa, gosto dos produtos e são baratos, mas confesso que a publicidade das receitas fez-me levantar do sofá algumas vezes para comprar aquelas apetitosas iguarias.

Se calhar...não era má ideia de todo atender à sabedoria popular e dar um passinho atrás para dar dois em frente, não?

Anónimo disse...

Mas alguém acredita que subitamente tanta gente se tenha interessado por um anúncio? Só um cego não descortinará que há aqui subjacente uma "mãozinha" interessada, seja na produção publicitária ou até na concorrência ...
Por favor, não façam das pessoas estúpidas!
... E mais: tanta xenofobia para com os os brasileiros, é feio e demasiadamente ingrato! Continuamo-nos a esquecer dos milhares e milhares e milhares de Portugueses que preenchem as sete partidas do mundo, e que muito particularmente chegaram ao Brasil e ali se radicaram!
Que pena tenho de dizer isto: continuamos pequeninos e invejosos!!!

Anónimo disse...

É claro que estou de acordo com a pessoa que acha haver aqui um qualquer objectivo com esta maledicência ... E deixem-me sintetizar: que parolice tudo isto ... que pena desbaratar assim tempo e energias ...
Então não se vê que esta iniciativa persegue algum inconfessado objectivo? Tudo isto só pode ter origem em gente super-ocupada ...
Como é possível que de repente tantas pessoas se tenham tornado especialistas em marketing? Como é possível que de repente tanta gente esteja interessada nos proveitos ou prejuizos do Pingo Doce?
Tenham dó ...
Por mim adorei o anúncio, e comigo pelo menos duas vizinhas com quem já o comentei. Tudo isto é mesmo de gente que detesta inovar, e que simultaneamente cultiva a má-lingua e a calúnia, julgando que todos à volta andam distraídos e são inocentes ...
Abaixo tanto azedume e deturpação dos factos ...
Abaixo esta forma grosseira do gato escondido com a cauda à vista ...
Abaixo o espírito xenófobo, mesquinho, puritano, ciumento e odioso ...
Querem lá ver que de repente tanta gente deu em analisar a publicidade emitida pelas nossas televisões, e que de repente se juntaram, generosos e altruistas, na vã glória de defender os costumes?! Lol ... Lol ...
Repito: tenham dó. E tenham-no da mesma forma que eu tenho comiseração pela atitude retrógrada e invejosa que vos anima ...
Quanto ao acharem piroso a presença da nossa bandeira no anúncio, é apenas mais uma achega da nossa mentalidadezinha servil, enfeudada e envergonhada.

EOliveira disse...

Não sou especialista em marketing. Não sou publicitária. Não sou colaboradora de nenhuma agência nem produtora.
Sou uma consumidora. Sou cliente habitual Pingo Doce, e pretendo continuar a sê-lo, e se o spot continuar a passar nas lojas, talvez tenha de aderir à moda de fazer compras de head-phones. Não gostei desta campanha. De nada, nem filme, nem música, nem cantor. É muito dificíl não haver quase nada que cative o comum dos consumidores (salva-se o "sabe bem pagar tão pouco", com a "voz" pingo doce de sempre), mas é isto que está a acontecer.

Não sei se os senhores da Duda são profissionais, nem me interessa. Não acho que seja racismo, xenofobia, ou mesquinhice "nossa". Afinal o mundo publicitário português tem imensos brasileiros a trabalhar por cá.
Também me parece estranho que os "Senhores" Pingo Doce não tenham investigado quem estavam a contratar para trabalhar a sua marca. A Duda fez o seu trabalho - mau por sinal - mas a responsabilidade é inteiramente do Pingo Doce pois aprovou a campanha.

Ivo Ferreira disse...

Eu como trabalhador do pingo doce venho aqui defender o meu ganha pão!
Ainda nao percebi o objectivo de tantas criticas,mas como vivemos num país democrático vou aceita-las!em primeiro lugar um dos objectivos que a empresa tinha com estes anuncios ja foram atingidos,todos comentam e todos falam sobre este assunto!
Em segundo lugar acho que quem viu a bandeira ao contrario so pode ter a televisão virada do avesso, porque ainda nao perceberam que é o vento que está a puxa-la para o outro lado,enfim(criticar é facil)!
Para finalizar,quero agradecer a todos aqueles que criticam porque são voces que me pagam ao final do mês!
Boa noite e falem do PINGO DOCE...

Anónimo disse...

Parece que o objectivo foi conseguido: "falem bem ou mal, o importante é que falem". Publicidade "negativa" é poderosa. Realmente, sim, se toda a gente fala do anúncio, o objectivo da campanha foi conseguido.

Pessoalmente, esta é a primeira vez que estou a ouvir falar do anúncio, nunca o tinha visto antes desta apresentação no Youtube.

É a liberdade de praticamente não ver televisão ;)

Anónimo disse...

ADORO Publicidade e GOSTEI muito do anúncio... Quando a música passa na rádio já nem me apercebo que é anúncio!! MUITO BOM!

A verdade é que, como alguém já aqui disse, comenta-se muito o anúncio! É ou não um dos objectivos chave da publicidade.

As receitas eram óptimas mas o "sabe bem pagar tão pouco" considerava um pouco brejeiro...

PARBÉNS AO NOVO ANÚNCIO PINGO DOCE!

Gostava de ter reparado se quando as pessoas gostavam dos outros anúncios, se manifestavam desta forma!

A forma como a maioria de vocês se expressam parece que esta publicidade é um ultraje à nossa Nação. Apesar de ser feita por uma pessoa que não é portuguesa, considero um anúncio bem português e nada “popularusco”.

Já chega se sermos sempre “mal dizentes”…tanta coisa mais importante a ser debatida, como vi este anúncio aqui a ser criticado, e que nunca ninguém se importa.

Anónimo disse...

Este anúncio rebenta de pinderiquice nacionalista-saloia, até as putas das maçâs foram enfileiradas de acordo com as cores da bandeira e fazem lembrar um filmito terceiro mundista da Leni Rifenstahl.

vG

Unknown disse...

Mas será que não há nada mais importante para comentar? Não pertencendo a nenhuma empresa de publicidade, acho que é completamente descabida esta onda de comadres ofendidas com o anúncio. Não vejo nada de mal no anúncio. Antes pelo contrário, até fica no ouvido de quem o ouve. Eu até compreendo a dor de cotovelo de quem não teve a criatividade para criar uma campanha destas, agora o comum dos mortais sentir-se maltratado devido a isto. Li aqui um comentário a dizer que i anterior "jingle" passava despercebido. Ora eu acho que isso é o maior pesadelo do publicitário e ainda maior do dono da marca.
Estar a fazer anúncios que passam despercebidos é a mesma coisa que não fazer nada.

Ocupem-se e preocupem-se com coisas que realmente interessem.

Anónimo disse...

Nao gostam do anuncio têm bom remédio , quando começar a dar mudem de canal!!! ...

Silvia Pereira disse...

Não compreendo o desagrado dos clientes do Pingo Doce, eu que não sou cliente confesso que gostei da musica e devo dizer que ate me despertou algum interesse passar pelo PD mais perto. Acrescento ainda que tenho duas filhotas de 2 e 9 anos e ate elas cantam a musica quando a ouvem,por isso concluo que o feedback nao foi negativo. Silvia Pereira

Anónimo disse...

Sou funcionária no Pingo Doce....já podem ver o que ouço vezes sem conta. Às vezes dá vontade de mandar um produto às colunas do Pingo Doce...Não gosto da nova publicidade mas também não me cabe a mim comentar isso porque não sou especializada no assunto. Mas não percebo a persistência com que passa a musica quer na TV quer na radio e no supermercado, irrita MESMO! Já para não falar que a publicidade muito parecida à do Modelo....apenas a musica é mais irritante...

Anónimo disse...

O anúncio pode ser muito mau, mas os comentários, e a carta e tudo o resto é tão ridiculo... Não querem papar anuncios, então é fácil, desliguem a tv...

Anónimo disse...

lololol epa por favor façam um favor ao país e vao mas é trabalhar..

lol chamarem-se pindo docenses.. isso é alguma comunidade?? secalhar tb imigram pra portugal é? que triste.

que ridiculo. n tem nada que fazer? tenho aki mt trabalho kerem?

Elise disse...

Nem quis acreditar! Socorro! Pensei que fosse um anúncio do Modelo (que apoia o Tony Carreira), e que até faria sentido, tendo em conta o ritmo da música. Mas não é, meus amigos...
Será que as estratégia está em ser irritante para se falar nisso?? Bom, aparentemente resulta, mas desde já informo quem queira saber que, se a loja Pingo Doce passar o "jingle" mais que uma vez - e não deixa já de ser uma tortura - deixo lá tudo e vou-me embora.

Paulo Galliano disse...

Concretamente acho a publicidade do Pingo Doce muito bem concebida...original...atractiva...alegre...simplesmente é o que se pretende da publicidade. A concorrência pode não gostar, o que é natural, no entanto a competição é saudável e deve-se orientar sobretudo para os preços dos produtos. Quanto à publicidade em si não tenho nada contra...é pura depressão e inveja de alguns lobbies publicitários nacionais! Tenham juízo e aprendam a fazer publicidade para que as pessoas(consumidores) reaprendam a gostar de apreciar publicidade! Parabéns Pingo Doce pelos 2 minutos de alegria contagiante!

Paulo Galliano disse...

Concretamente acho a publicidade do Pingo Doce muito bem concebida...original...atractiva...alegre...simplesmente é o que se pretende da publicidade. A concorrência pode não gostar, o que é natural, no entanto a competição é saudável e deve-se orientar sobretudo para os preços dos produtos. Quanto à publicidade em si não tenho nada contra...é pura depressão e inveja de alguns lobbies publicitários nacionais! Tenham juízo e aprendam a fazer publicidade para que as pessoas(consumidores) reaprendam a gostar de apreciar publicidade! Parabéns Pingo Doce pelos 2 minutos de alegria contagiante!
Quanto ao deprimente grupinho pindéricamente deprimido de portugueses que se juntou contra esta publicidade, é triste dizer mas são ignorantes, pois ao gerarem polémica depressiva infundada,apenas estão a ajudar a empresa de publicidade DUDA a alcançar os seus objectivos e os objectivos do PINGO DOCE :-P

Sabina disse...

Eu nunca consegui ouvir o anúncio até ao fim. Irritante!

carlos disse...

Sucesso sucesso, seria umas funcionárias matulonas e rebolonas brasileiras a implorar "vem!" ou "me liga vai!"

Anónimo disse...

Por mim, adoro o anúncio: é diferente e descomplexado!!!
Sendo este o anúncio que originou todo este "movimento de comadres ofendidas", não significa isto mesmo alguma coisa? Ou toda a publicidade até aqui gerada era muito boa?
Por mim, adoro o anúncio: é diferenjte e descomplexado!!!

Rita disse...

A voz da senhora que canta é estridente e muito desagradável...

José disse...

É realmente muito triste, tanto ouvir e ver essa propaganda, assim como ler certos comentários totalmentes descabidos. Eu também considero extremamente irritante essa música, bem como apelativa (em um sentido negativo). Até esse ponto, concordamos todos. Agora, o que eu não concordo é ver a falta de argumentos para que se defenda uma opinião, e se utilizando do mais covarde ataque a um país. Frases como "fomos nós que descobrimos e demos nome", "nós somos europa e vocês são terceiro mundo" e por aí vão, me soam tão estúpidas e desprovidas de intelecto, quanto a própria criação da peça promocional. Há outras tantas campanhas, que são exibidas aqui em Portugal, que fazem sucesso e também foram criadas por agências brasileiras. Desculpa lá, mas sinceramente a publicidade aqui não está um passo a frente a do Brasil não. E não sou eu quem diz, basta acompanhar um pouco mais esse mercado e verá.

CG disse...

"jingle passava despercebido" = sei que o ouvia, gostava, reconhecia-o facilmente e não me maçava... Não me parece que seja isto o pesadelo de uma agência de publicidade...

As coisas são ditas num contexto.. mas acredito que depois também de se ler aqui tanta coisa despropositada, seja complicado.

Anónimo disse...

Sr. Look, efectivamente sou português, e felizmente não sou cego... contrariamente a alguns... a bandeira está bem hasteada, simplesmente o vento está a soprar a bandeira para o lado esquerdo, o que não faz com que a bandeira esteja ao contrário. Acho que não há qualquer dúvida... mas pronto... há sempre quem goste de fazer comentários pouco inteligentes que em vez de graça só demonstram a desgraça mental.

Unknown disse...

Não gosto do novo anúncio do Pingo Doce. Aquela música gritada e a correr. Sempre gostei de fazer compras devagar, com calma. Agora ao ouvir o anúncio ando a correr para sair depressa e depois verifico que me esqueci de algumas coisas.
Quem sabe,em vez de ir ao Pingo Doce + próximo talvez passe a ir ao Mini Preço ou ao Jumbo...e como eu, a outros lhes aconteça o mesmo.
Tudo faz parte do gosto do cliente não são só os preços, ou os produtos mas também a suavidade que emana de um ambiente saudável e tranquilo. Para "frenético" já chega a política do país.

Anónimo disse...

Sr. Anónimo de 12 de Outubro de 2009 3:40. Compete-me defender alguma coisa? Tenho algo a provar-lhe? A única coisa que esta discussão tem de interessante é o descabido. E relativamente ao que diz, digo, escreve, só tenho a dizer-lhe: ...cada porco na sua pocilga! Quero lá saber do anúncio. O que eu quero é divertir-me com os comentários que leio.

Anónimo disse...

Acabei de ver o anuncio agora, pela primeira vez, e achei de um mau gosto incrível, principalmente a música. Fiquei parvo. Fiquei também curioso pois sei quanto custa uma campanha deste tipo. Decidi googlar "Anuncio Pingo Doce Fado" e descobri este mundo de pessoas com o mesmo tipo de sensibilidade. Fico contente e acho que Portugal está mesmo a mudar...devagarinho.

terry disse...

Tem medo que ao ouvir o anuncio na radio possa levar pessoas que já estão deprimidas AO SUICÍDIO!!!!!

effmor disse...

O Pingo Doce cometeu um grave erro
ao contratar esse tal Duda,para fazer este horrível anúncio.(quanto a mim, trabalha a soldo do grupo Sonae)porque ao fim da força quer transformar uma love mark como é,(era)o Pingo Doce, numa hate mark.
Enquanto ouvir este anúncio, não faço compras no Pingo Doce. Está decidido.

A espalha brasas disse...

Há qualquer coisa aqui que me está a escapar...

Eu sou fã do pingo doce... desde os velhinhos tempos no Inô...

Gosto de sítios pequenos, da arrumação... e claro do facto de estarem pertinho de casa...

há publicidades melhores e piores... e todos podem mudar de ideia,,, antes tinhamos dominó... agora sem cartões e sem confusões.. já dizia o outro senhor... mudam-se os tempos muda-se a vontade...

e sinceramente não me sinto nem mais nem menos estúpida do que antes...

por fim.... só gostava de dizer... pela maneira directa... ou pela indirecta... toda a gente fala do anuncio e do pingo doce... !!! objectivo atingido!!!

Anónimo disse...

Com esta campanha publicitária para o grande "povão", o Pingo Doce mostrou o profundo desrespeito pela clientela tradicional e selecta que o frequentava, a clientela do costume que sempre apreciou o seu pequeno supermercado do costume; A clientela que sempre preferiu a qualidade, não se importando mesmo de pagar mais qualquer coisa por isso.

Contudo, o Pingo Doce desceu de nível, focando somente nos preço, em campanhas vazias de conteúdo, e no massacre constante da clientela com a cantoria publicitária do momento, em pleno supermercado. Meus amigos, para quê fazer campanha no próprio supermercado? Nós já ali estamos a fazer compras, não estamos?

Tenho tantas saudades dos bons velhos tempos das receitas instrutivas de fazer água na boca, daqueles anúncios verdadeiramente elegantes e selectos, à boa moda europeia.

O lugar de eleição que o PD ocupava está agora nas mãos de supermercados esses sim ainda algo "gourmet" como o El Corte Inglés ou o Sá. Os mercados de cidade também salvaguardam esse toque especial...

Mais que saudades de uma campanha publicitária decente, tenho saudades de um Pingo Doce decente...

Voltem ao que eram, que estão perdoados... ;)

Anónimo disse...

Parabéns à nova campanha do Pingo Doce!
O que se ouve na rua e o que se conversa informalmente por aí, não corresponde minimamente a estas manifestações de inveja salpicadas de vãs manifestações "intelectualóides".
Há gato com o rabinho de fora ... alguém viu a bolsa a arder!!!!

Anónimo disse...

Os Brazucas só nos enviam desgraça.
Além dos favelados que por cá aparecem, vem a Maitê e agora o Duda.
Que raio de povo somos nós? Deêm valor aos nossos.
Porque é que o carnaval em Portugal tem que ser Brasileiro?
Mantenham a identidade, para não sermos consumidos!

Anónimo disse...

Custa-me dizê-lo (sinceramente me custa), mas ainda temos boa parte das pessoas embebidas no mais retrógado racismo ...
No Brasil como cá, há gente boa e má, competente e incompetente, idónea ou depravada. O termo "brazucas" aparece aqui claramente depreciativo, e é aqui aplicado eventualmente pelos mesmíssimos que "choram lágrimas de crocodilo" quando somos gozados e humilhados no estrangeiro, ou por estrangeiros. É inconsequente este princípio de má vontade para com os brasileiros, quando nós fomos desde sempre para além-fronteiras e continuamos a partir para o exterior, quiçá de novo muito mais agora!
O anúncio é diferente e quebrou a estagnação em que viviamos no campo publicitário, e isso prova-o todas estas "boas vontades" impelidas subitamente a condenarem o trabalho para o Pingo Doce. Jamais o Pingo Doce teve tantos "amigos", e nunca o Pingo Doce pensou ter tantos defensores "absolutamente" desinteressados nesta maledicência para com o anúncio.
Tenho uma tia, já idosa, que diz não ter tido desde há muito tanto prazer em ouvir e ver um anúncio; tenho amigos que gostam da campanha igualmente, e um ou outro que apenas acham este primeiro spot muito longo; etc. etc. ... Que se passa com esta gente tão voluntariosa que de repente se achou defensora dos costumes publicitários?
Ah santa inocência ... ... ...

ANGELA ROCHA disse...

Bem o pingo doce ta em grande!!
sou funcionaria do pingo doce ja ha alguns anos (10) e ja passei por algumas mudanças..ker a nivel de quantidade e qualidade de colegas cm kem ja trabalhei (cmo gerentes,districts e simples trabalhadores cmo eu);ja passei pela mudança de diferentes tipos d cliente (pk eu ainda sou do tempo em k o PD era considerado um supermercado d rico) e agora a tao falada publicidade...
n acredito (tal cmo mta gente) k esta carta aberta seja obra do divino espirito santo, ha alguem mt rassabiado por detras d tudo isto,afinal foram 20 a tarabalhar com o PD.
acho k ta bem explicado no novo reclame do PD k n keremos «vender» nada..continamos cm a onda do «sabe bem pagar tao pouco»,continuamos a «pedir» k cozinhem as nossas deliciosas receitas,continuamos a «dar» a nossa palavra k os productos sao d qualidade e com preços baixos...
continuo sem perceber o k incomoda tanto no anuncio...deve ser o facto d o anuncio ser 100% portugues...alguem tem conhecimento k o Duda Mendonça ja ganhou 2 leoes d ouro,no festival d publicidade em cannes??
«hoje é facil,numa reuniao do g-20,Barack Obama dizer d Lula :este é o político mais popular do mundo!» acho k isto ker dizer mt... talvez todos possamos dizer k «hoje» o PD é o supermercado mais famoso d portugal =)
dps disto,tou seriamente a pensar,em criar uma carta aberta ao Jumbo pk m irrita profundamente o «TU ES RATO»...

Anónimo disse...

Pois é verdade, esta é uma campanha boa e diferente, tão diferente que ocasionou reacções igualmente diferentes.
Se a publicidade é antes de mais e também a arte de chamar a atenção, pois aqui temos um Pingo Doce debatido até à exaustão!!
Ácaso fosse uma má publicidade, limitar-se-ia a passar despercebida como muitas mais, não é verdade?
Ou alguém crê nesta "ingénua e espontânea e desinteressada" campanha de algumas "preocupadas" pessoas a favor dos interesses lucrativos do Pingo Doce?
Tenham dó, e não façam das pessoas seres estúpidos e sem discernimento próprio!!!!!!!

Anónimo disse...

A música é intragável, todos os funcionários a chamar os clientes e aquele senhor que ocasionalmente aparece a falar...

Um abuso de clichés e mau gosto!
Uma das piores campanhas de sempre!

Quase tão má quanto a do Ricardo Pereira e do shampoo (Head and Shoulders, acho eu)!

Carmonix disse...

A simpatia e alegria dos empregados no anuncio é brutal,será que é do ordenado minimo que ganham,será que é da exploração a que são sujeitos a nivel de horários?Será que é de ouviram a mesma musica 100.00 vezes durante o Horario de trabalho?Enfim.Eu já deixei de ir ao Pingo Doce,só para não ser massacrado com a musica!Quanto ao anuncio é do pior que já vi na TV

Unknown disse...

OH POR AMOR DE DEUS!!

Eu nao acredito que alguém goste deste anuncio!
Ao ouvir a primeira parte até pensei que seria uma publicidade sobre o turismo em Portugal, com coisas e imagens tipicas do nosso país...tudo bem!
Quando me aparece a bandeira ao contrário! O.O (eu sei que foi o vento, mas ao menos podiam ter tido o respeito de a por como deve de ser, só o facto de terem deixado como estava me ofende!).
Quando oiço "Pingo Doce", fico abismada em choque.=O

Sou do tempo em que o PD era um hipermercado de média superficie, e até nem tinha muita publicidade. Mas nos ultimos tempos a publicidade realmentte melhorou e mostrou o potencial da marca! "o sabe bem pagar tao pouco" e as receitas, foram markting muito bem conseguido, deste o visual ás vozes.

Com este anuncio, fico ofendida que o PD ache que preciso (ou precisamos), de algo "falsamente" embelezado para ir lá comprar. eu sei perfeitamente que lá as maçãs nao estao todas encaixadas simetricamente umas ao lados das outras, e sei tambem que nem todos os funcionários sao simpáticos e têm um sorriso de plastico de orelha a orelha.

A musica é irritante, brejeira e pouco natural!
A senhora que canta tem que se controlar para nao se esganiçar em certas partes.
E eu juro que me passo quando aquilo aparece na televisão!

Prefiro naturalidade e frontalidade (que é aquilo a que estou habituada), nos anuncios do PD.

A verdade é que a publicidade que se faz no Brasil não resulta aqui, e a que se faz aqui não resultaria lá. Aqui consideramos a deles demasiado "plástica", e eles consideram a nossa "sem sal" (presumo). nao critico, cada povo é como cada qual. se resulta para eles óptimo.

E eu nao acho que temos de que mudar so porque nao gostamos do anuncio, como sugeriram algumas pessoas. O nao criticarmos e deixarmos para lá estas coisas, deixará que eles fassam o que quizerem de "nós" consumidores, porque simplesmente deixamos andar.

E visto que NÓS é que compramos lá, e sustentamos a marca, temos NÓS tambem direito a reclamar quando algo nos irrita/ofende.

A minha simpatia vai para todos os funcionários que ouvem esta musica IRRITANTE e horrivel, todo o dia a toda a hora no seu local de trabalho, sem opção de fuga! =)

o normal anormal disse...

a mim o que me aborrece mesmo mesmo é pensar que a dministração do Pingo Doce pretende achar que é necessário um brasileiro para fazer uma campanha publicitária. Ele deve ser bom. Não o conheço. Vi uma entrevista na televisão como meu amigo Mário Crespo e como tal não posso comentar. Do que eu realmente tenho pena é da administração do Pingo Doce. Continuamos todos na mesma.

Anónimo disse...

Algo já conseguiu esta formidável campanha publicitária do Pingo Doce: descobrir-se tanta gente preocupada ... ...
Lol ...
A campanha "mexeu" com as pessoas, não passou indiferente como tantos e tantos outros anúncios que por aí pululam feitos sempre sob a mesma matriz cinzenta e monocórdica!
À medida quer os dias passam, mais gente encontro a gostar do anúncio. Bem sei que é gente comum, não tão "intelectualizada ..." como a maioria dos esclarecidos que aqui condenam a campanha ...
Lol ...
Há razões que a razão conhece ... ... ...

Anónimo disse...

Boa Noite,
Moro em Campo de Ourique e sempre que me dá jeito faço compras no Pingo Doce. Está fora de causa a qualidade dos produtos à disposção dos consumidores. Espero que relativamente a esta IMPORTANTE QUESTÃO a politica da empresa não se venha a alterar. No que se respeita à Campanha Publicitária recente, como consumidora penso que poderia não aquecer nem arrefecer, (diria talvez desnecessária) não fosse o jingle e sobretudo a voz escolhida. Estes pontos acho que são o que verdadeiramente irritam as pessoas. Funciona como alguns perfumes - actuam como repelentes. Retirando o jingle em que musica e letra não encaixam, e a voz da senhora, o restante diria que era inócuo ou dormente, muito na linha de outros super ou hipermercados a cuja publicidade a maioria das pessoas nem liga. Ou se é cliente por razões mais sérias ou não será por aqui. Da primeira vez que ouvi, tinha a TV ligada e nao estava a olhar apenas a ouvir e lembro-me de 2 coisas: "Será possivel porem alguem com esta voz num anuncio?", "ainda por cima letra e musica não encaixam! Parece gozo!" e a outra foi vontade subita de mudar de canal quando voltasse o anuncio. Passado uns dias, por acaso reparei que muita gente falava do mesmo e pelas mesmas razões. Ou seja, a empresa não terá por certo a pessoa mais capaz a tratar da parte de publicidade e marketing, para ter aceite esta proposta da agencia de publicidade seja ela quem ou donde for. A culpa certamente é do cliente Empresa que paga a uma agência uma campanha com estes contornos. Mas como cliente estou de acordo com algumas opiniões de que "A IDEIA DAS RECEITAS COMO FORMA DE PROMOVER O PRODUTO VENDIDO" fazia todo sentido e sem dúvida, discretamente a diferença. E não estava "gasta". A cadeia Pingo Doce não tem necessidade que falem tanto dela por motivos negativos. Aparentemente escusado o gasto com esta Campanha, a imagem da empresa parece-me suficientemente cimentada, a não ser que preencham outras necessidades a que somos alheios.

o normal anormal disse...

Não há volta a dar. Se formos bem ao fundo da questão, eu pessoalmente, compreendo a campanha como mais uma tentativa de chegar ao coração dos consumidores. Por outras palavras, o objectivo é vender. Pura e simplesmente. Ora quando há diinheiro em excesso podemos canalizá-lo para a publicidade e o marketing. De resto o merketing só existe quando há dinheiro disponivel , certo? Senão perguntem às pessoas do marketing quando é que não têm trabalho. Se elas forem honestas vão-vos responder que é quando à crise. Ora pois claro. Portanto o marketing de tanto criar chegou a uma parede intransponivel. De tantas ideias giras, engraçadas, estúpidas ou loucas o marketing não sabe mais o que há-de fazer. O marketing passou a estar associado a campanhas publicitárias boas mas também outras muito más e com o unico objectivo de aliciamento do consumidor para produtos que não servem para nada. Conseguem lembrar-se de algum? Vá lá. Não é preciso um grande esforço. Ora pensem bem. Neste caso, ao darem as rédeas a um senhor brasileiro esqueceram-se de um pormenor. Ele já vem tarde. Os portugueses não são estupidos. Nem ele claro. Ele faz pela vida e pelos vistos com aquela conversa melosa lá consegue levar a água ao moinho dele. Parece que se está a preparar com o filho, suponho para aliciar os políticos a usarem os serviços dele. Isto não é bestial? Estão a ver onde é que esse criador da campanha do Pingo Doce anda? Volto a pensar que quem o contrata é estúpido. Assim. Cru e nú. Estupido. E tem à disposição dinheiro para gastar. Esse é o problema. O criativo não é português e o contratante é estúpido. Dois seres humanos a fazer pela vida tentando enganar o próximo. A minha filha com 11 anos disse que é uma estupidez o anúncio em causa. Ela ainda não mente sobre determinadas questões. Enfim... Abraços a todos vós que me fazem sentir num barco cada vez maior. Sinto que não estou só.

Anónimo disse...

A minha mãe adora ouvir o anúncio, e as minhas sobrinhas ficam felizes quando ele passa ... E são estas manifestações que importam ao Pingo Doce, não acham?
Tudo o resto esconde o mau perder português, e também, infelizmente, a tão-pouca-alegria-e-orgulho de muitos portugueses pelos seus símbolos pátrios: que tristeza isto me dá!!! Por alguma razão somos tão pequenininhos!!!
Viva a campanha do Pingo Doce. Em minha casa todos gostamos. Sim, todos gostamos. É isso, todos gostamos.

Anónimo disse...

Eu cá gostei e gosto da campanha. Aliás, à medida que ela se vai desenrolando, melhor ela se apresenta.
Parabéns aos fazedores destes fantásticos anúncios, que são diferentes,solidificaram a imagem da empresa e até, como se vê ... não passou despercebida A NINGUÉM!!!

Anónimo disse...

Prossegue, e bem, a campanha publicitária do Pingo Doce: falada, discutida, contrariada ou aprovada, seja lá como for! O que é um bom sinal.
Ficariamos todos a saber - se fossem credíveis as intenções do "bota-abaixo - , que excepto os "maus" anúncios do Pingo Doce, toda a restante publicidade é exemplar, correcta e de bom gosto!! ...
As coisas acalmaram um pouco ultimamente: será que a equipa anterior já foi mudada? Hum ... bem me parece que sim ...
Mas uma lição eu tiro de novo, e com imensa tristeza e até vergonha: nós, que desde sempre percorremos as sete partidas do mundo (e continuamos a fazê-lo outra vez), temos horror e repúdio quando entre nós os outros se estabelecem com êxito, o que é de uma ingratidão atroz e de um desrespeito de todo o tamanho. Para não falar na desonestidade intelectual de quem se propõe ser moralista e patriota!
Fora com esta mentalidadezinha pequenininha e medíocre! Fora com a inveja! Fora com a incapacidade de ser justo e tolerante!

Anónimo disse...

Bruno Nogueira em grande:
http://feeds.tsf.pt/~r/TSF-TuboEnsaio/~5/svoY1qOhMNE/tub_20091113.mp3

Anónimo disse...

O humor não pode ser sinónimo de mentira e maledicência desrespeitosa. O mérito de fazer humor não se liga bem com a deturpação e a tentativa de humilhação fácil ! ... Ah!, quanto teria o Bruno Nogueira que aprender com o saudoso Raúl Solnado, sempre brilhante e com lhaneza de trato ... fazer humor como ele fazia, de facto não é para todos!!!!!

Anónimo disse...

Toda a razão: assino por baixo a intervenção anterior. Comentar sem ignomínia fazendo humor inteligente, não é p`ra toda a gente.

Anónimo disse...

Tudo parece ter serenado ... Será que foram satisfeitos os objectivos insidiosamente pretendidos pela presente iniciativa?
Então e agora toda a publicidade que cruza os nossos canais é de elevado nível formal e estético? É toda ela de tal categoria que nada há a apontar? O global da publicidade é actualmente imbatível, produtiva e respeitadora de todos os cânones de realização?
Como por encanto desapareceram os generosos e inocentes defensores do Pingo Doce?
Ele há cada uma !!!

Joana disse...

Boa noite!
Eu trabalho no pingo doce!
Tudo bem que posso dizer que a musica e um pouco irritante quando da muitas vezes ao dia, mas a música ate e engraçada..
O objectivo e que as pessoas comentem, e falem da musica.. Algo que ja foi conseguido... Bem ou mal voces falam..
A música ate fica no ouvido.. ou vao dizer que nao??
Por isso é que estaoa falar da musica, e a criticar...
mas digo-vos mais uma coisa! nao têm mais nada de INTERESSANTE para falar..
Se ouvem a musica do Pingo Doce criticam, Se ouvem a musica do modelo criticam, se ouvem a musica do Lidl criticam, Se ouvem a musica do Mini Preço crtiticam.. Meu deus ninguem vos entende!!
Enfim!
Fiquem Bem.. e VIVA O PINGO DOCE...

Anónimo disse...

Aplaudo a intervenção anterior!
Muito gostamos de censurar, rotular, manchar, reprovar acusar ...
Infelizmente, não é preciso reabilitar o "velho do Restelo", pois ele continua aí, personificado por tantos ...
E se em vez de tudo isto fossemos trabalhar e construir?????

Anónimo disse...

Só me apraz fazer duas referencias:

Quem realizou o video, foi o Duda, ou foi a Maitê?

A tipa está a cantar, ou gravaram uma luta de galos?

Feliz Natal e abaixo as grandes superficies que é dos pequeninos que Portugal é feito!

NV

Anónimo disse...

Boa Tarde!
A primeira vez que vi o anuncio, assim a primeira vista gostei! Ouvir a musica pela primeira vez não é assim tão chocante.. em termos de fotografia as cores estão bastante apelativas... Os cliches do autocarro, da bandeira, as panoramicas, as pessoas.. enfim.. retrata perfeitamente Portugal , ou o antigo Portugal!
Acho que o que tem chocado mais o "povinho" é esta associação do anuncio ao Portugal Popular, quando pensam que ja estão "mais a frente" do que eram antigamente...

A minha opinião inicial do anuncio era que foi bem conseguido, dentro dos parametros Portugueses e por ai adiante.. Confesso que isto passado uns tempos, de facto a musica começa a irritar um pouco, porem fica na cabeça e é isso que os media querem! Se for comparar este anuncio aos antigos do Pingo Doce tambem concordo que os outros eram mais genuinos... porem não me lembro de ler/ouvir ninguem a comentar nada sobre esses anuncios na altura em que passavam...

FabioS disse...

Talvez eu esteja um pouco atrasado para essa discussão, mas li algumas questões e gostaria de fazer minhas considerações.

Passados 3 meses do início da campanha já é possível fazer uma análise de seu sucesso/fracasso.

A campanha é sim AGRESSIVA (principalmente sua estratégia de mídia), o jingle é CATIVANTE (fica na cabeça mesmo dos que dizem o odiar) e os RESULTADOS apareceram (Pingo Doce gastou menos que o Continente e teve melhores resultados em termos de contrução de marca, aumento do awareness, nos últimos meses).

Portugal e os portugueses só perdem com comentários xenófobos, como alguns que foram feitos nessa discussão. Marketing da Corrupção? Nordeste de Tieta? Foi esse pequeno país que descobriu e batizou o Brasil? Terceiro Mundo? Muita coisa desnecessária em uma discussão que acaba por parecer uma competição de putos. Acho que cabe a muitos dos que aqui escreveram rever seus preconceitos sobre uma das maiores economias do mundo (não vi Portugal nos Top10).

O Brasil é sim uma potência na publicidade, duas das três agências mais premiadas em Cannes em 2009 são brasileiras. Uma delas criada pelo Duda Mendonça no ínicio da década de 90 foi eleita a agência do ano de Cannes pela 3° vez em sua curta história. (De novo, não vi Portugal nos Top10)

O Duda apostava em rinha de galos? Apostava. O Duda ajudou a eleger alguns dos políticos mais corruptos do Brasil? Ajudou. Mas corrupção é um problema sistémico, e também muito presente na realidade portuguesa. Não defendo aqui o carácter de Duda Mendonça, mas sua capacidade como publicitário é inquestionável.

Acho que um "país Europeu tão superior a um país do Terceiro Mundo" - como foi tão sabiamente expressado aqui - deveria se preocupar com os preconceitos e com a ignorância de seu povo.

"Sucesso sucesso, seria umas funcionárias matulonas e rebolonas brasileiras a implorar "vem!" ou "me liga vai!" ...

"Os Brazucas só nos enviam desgraça. Além dos favelados que por cá aparecem, vem a Maitê e agora o Duda."



Termino por repetir outras frases dita por um "Anónimo" acima:

"Que pena tenho de dizer isto: continuamos pequeninos e invejosos!!!"

"Abaixo o espírito xenófobo, mesquinho, puritano, ciumento e odioso ..."

Preparemos-nos.
AS CARAVELAS ESTÃO A VOLTAR PARA A EUROPA. E espero que não sejam tão cruéis como fomos há 500 anos.

FabioS disse...

Talvez eu esteja um pouco atrasado para essa discussão, mas li algumas questões e gostaria de fazer minhas considerações.

Passados 3 meses do início da campanha já é possível fazer uma análise de seu sucesso/fracasso.

A campanha é sim AGRESSIVA (principalmente sua estratégia de mídia), o jingle é CATIVANTE (fica na cabeça mesmo dos que dizem o odiar) e os RESULTADOS apareceram (Pingo Doce gastou menos que o Continente e teve melhores resultados em termos de contrução de marca, aumento do awareness, nos últimos meses).

Portugal e os portugueses só perdem com comentários xenófobos, como alguns que foram feitos nessa discussão. Marketing da Corrupção? Nordeste de Tieta? Foi esse pequeno país que descobriu e batizou o Brasil? Terceiro Mundo? Muita coisa desnecessária em uma discussão que acaba por parecer uma competição de crianças. Acho que cabe a muitos dos que aqui escreveram rever os preconceitos sobre uma das maiores economias do mundo (não vi Portugal nos Top10).

O Brasil é sim uma potência na publicidade, duas das três agências mais premiadas em Cannes em 2009 são brasileiras. Uma delas criada pelo Duda Mendonça no ínicio da década de 90 foi eleita a agência do ano de Cannes pela 3° vez em sua história. (De novo, não vi Portugal nos Top10)

O Duda apostava em rinha de galos? Aposta. O Duda ajudou a eleger alguns dos políticos mais corruptos do Brasil? Ajudou. Mas corrupção é um problema sistémico, e também muito presente na realidade portuguesa.

Acho que um "país Europeu tão superior a um país do Terceiro Mundo" - como foi tão sabiamente expressado aqui - deveria se preocupar com os preconceitos e com a ignorância de seu povo.

"Sucesso sucesso, seria umas funcionárias matulonas e rebolonas brasileiras a implorar "vem!" ou "me liga vai!" ...

"Os Brazucas só nos enviam desgraça. Além dos favelados que por cá aparecem, vem a Maitê e agora o Duda."



Termino por repetir outras frases dita por um "Anónimo" acima:

"Que pena tenho de dizer isto: continuamos pequeninos e invejosos!!!"

"Abaixo o espírito xenófobo, mesquinho, puritano, ciumento e odioso ..."

Preparemos-nos.
AS CARAVELAS ESTÃO A VOLTAR PARA A EUROPA. E espero que não sejam tão cruéis como fomos há 500 anos.

Anónimo disse...

Porcaria de supermercado. Só têm empregados estrangeiros e não percebem nada do que se lhes pede. Os sacos têm de se pagar. Exemplo vivido na na minha pessoa: Pingo Doce da Venda do Pinheiro- Queria lanchar às 17h45 e eis que pedi, na zona da restauração, um crepe de espinafres e uma cerveja, O crepe lá a muito custo consegui comprar, visto que a empregada não percebia o que eu queria; quando chegou à parte de pedir a cerveja, a zona das cervejas, estava fechada; a gerente que estava numa mesa ao lado a comer, confirma lá de longe que o POS ou lá o que é estava fechado; Volto para a zona dos bolos, tiro a minha senha, como qualquer português civilizado e eis que aparecem lá de dentro mais 2 ou 3 empregadas que não me ligaram nenhuma e uma dlas só sabia tirar cafés... conclusão tive de sair sem ser atendido, visto estarem a atender as pessoas sem senhas... Inexplicável!!! Longe vão os tempos da simpatia que o Pingo Doce mostra ... só nos filmes de publicidade. Muito Mau Serviço!!! Voltem Portugueses estão perdoados... agora só temos estrangeiros que não entendem o que os clientes querem.

Anónimo disse...

Reclamação de atendimento

Prezado Sr. Gerente,

Gostaria de registrar uma reclamação referente o atendimento do Pingo Doce da 5 de Outubro..
O motivo é o seguinte: freqüento o supermercado frequentemente, hoje pelas 11.30 quando dirigi-me a charcutaria como é habitual retirei o ticket e aguardo a minha vez, a funcionária atendeu a cliente que estava a minha frente onde lhe fornece um frango e quando chegou a minha vez virou costas sem me dar qualquer justificação, foi atender uma funcionária da empresa que estava a espera para ser atendida na secção da padaria, optou por atender outra cliente , ignorando a minha presença.
Com este tipo de atendimento , chamei a atenção a funcionária de nome Shoira Hardaroya nº de Funcionário 1074092 que estava a proceder mal, a mesma responde que o local de trabalho dela não é aquele para tal não tem que me atender,chegando mesmo ao ponto de me insultar por diversas vezes, voltou costas e saiu do seu posto de trabalho.
Não é a primeira vez que sou atendida pela mesma senhora , tenho reparado que esta senhora não faz um cumprimento ao cliente nem mesmo um agradeçimento não só para mim mas também para todos os outros clientes.

Gostaria que providências sejam tomadas, pois como consumidora acredito que devo ter prioridade no atendimento visto que de certa forma contribuo para o crescimento da empresa; pois num mundo globalizado sabemos que o sucesso de uma empresa está na visão que ela tem a respeito de seus clientes e a concorrência está cada vez mais acirrada.

Portanto: inovação, criatividade e bom atendimento devem ser um referencial na estratégia de qualquer empresa.


Agradeço a atenção, na certeza de que verei os resultados.

Anónimo disse...

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